sexta-feira, 8 de junho de 2018

393º momento cultural: Pompeia

Em termos geográficos, o melhor de Nápoles foi Pompeia! Em 2013 tinha ficado com imensa pena de não ter conseguido lá ir, mas desta vez não me escapou. Não sei bem do que estava à espera, mas não era aquilo e por isso fiquei agradavelmente surpreendida.











Pompeia é uma viagem no tempo. É uma incursão no Império Romano. É viver de repente em qualquer ano antes de Cristo, por isso uma autêntica viagem no tempo.












Abstraindo-me dos milhares de turistas que estavam lá a fazer o mesmo que nós e da pressão do tempo - porque ainda achava que ia a Ischia no mesmo dia... - Pompeia foi sem dúvida o ponto alto do fim-de-semana. Uma pessoa que como eu sempre adorou História, que vê todos os anos aqueles filmes de época que se passam ou se relacionam com o Império Romano, ir a Pompeia é entrar numa máquina de teletransporte para o passado.










Não fazia ideia de que era tão grande, não fazia ideia de que estava tão bem conservada. Há casas que ainda mantém frescos e mosaicos originais... são mais de 2000 anos!
É toda uma cidade uma cidade romana, com direito a termas, banhos, tabernas, coliseu, jardins, pátios e bordel!











Reparem nesta última imagem. No bordel havia imagens dos serviços oferecidos, qual kamasutra latino, para que não houvesse problemas de comunicação, caso os clientes ou os empregados não falassem a língua do outro! Assim, imaginando que uma pessoa que não falasse latim requisitasse os serviços uma cortesã romana, apontava para o "menu" e assim explicava o que queria! Não é genial? Os romanos poderiam ter muitos defeitos, mas que eram práticos eram com com certeza1






4 comentários:

Boop disse...

Pronto!
Agora fiquei com uma invejazita boa!
:)

Só para fazer pirraça - inscrevi-me num congresso na Costa Rica - ahahaha - vou levar um trabalho, claro! Porque me divirto (com o trabalho mesmo). Mas ainda falta um ano....
Não resultou a pirraça, pois não....
;)

Calíope disse...

Grande contra-ataque, Maria Boop! Costa Rica é só um dos destinos que eu ando a considerar na América Latina! Por isso a pirraça resultou em cheio! E até acho que foi mais que a medida, pois Nápoles é aqui um a pulinho numa viagem de fim-de-semana, Costa Rica é uma senhora viagem! :) Tomara que te aceitem o trabalho!

Calíope disse...

Ah! E hoje só não veio um apanhado de Copenhaga porque o Danúbio se meteu pelo meio... mi aguardji, Boopi Maria! ahahahahhaahhaahha

Boop disse...

:))))