domingo, 3 de abril de 2016

Gentes do norte

Chegar a Viena com temperaturas acima dos 20ºC, sol a brilhar e céu azul depois de uma semana com muita chuva, vento e algum frio em Portugal, faz-me crer que escolhi um paraíso tropical para viver!
A semana no Porto valeu-me acima de tudo pelas pessoas com quem me encontrei (estou a esquecer propositadamente a parte da comida). Fui a trabalho, mas aproveitei para me encontrar com uma série de pessoas e foi mesmo o melhor da semana (volto a omitir a comida). Passear à chuva (frio e vento e meias ensopadas dentro das botas) com a Lois, com direito a francesinha, Lello e visita guiada e comentada pela baixa do Porto. Que surpresa a arte urbana na Rua das Flores e que bom que foi voltar ao Cais da Ribeira! O dia em que me encontrei com a Caetana até estava bonzinho, uma hora antes de nos encontrarmos desaba um temporal sobre a cidade! Estou na dúvida se gostei mais do arroz de polvo ou da cataplana de lulas que comi com ela, mas mais uma alma nortenha que se mostrou incansável comigo a mostrar-me a zona metropolitana do Porto. A vista do restaurante para o Porto onde estivemos em Gaia é daqueles cartões postais da cidade. É fabuloso quando as pessoas da vida real superam as suas construções escritas.
O encontro com a Luísa foi para mim histórico. É maravilhoso verificar como o tempo passa e as coisas não mudam. Foi como se estivessemos estado juntas na semana anterior, apesar de nenhuma de nós saber precisar quando foi a última vez que nos vimos (talvez uns 6 ou 7 anos). E tanto falámos das nossas viagens passadas como planos futuros e ríamos com as nossas parvoíces passadas e presentes. Por fim, no almoço com a Teresa surgiu a ideia (dela) de me propor uma parceria para o próximo dia de Lusitanistas alemães.
É mais do que certo do que sem elas, a minha estadia no Porto se teria resumido ao cinzentismo das burocracias universitárias.

7 comentários:

Ana A. disse...

Estou com inveja!!!

Ana A. disse...

Estou com inveja!!!

Calíope disse...

Faltavas lá tu :)

Ana A. disse...

Ainda preciso de mais uns tempos para me ajustar a isto. Na próxima não falho!

Ana A. disse...

Ainda preciso de mais uns tempos para me ajustar a isto. Na próxima não falho!

Lois Lane disse...

Adorei a visita e adorei o passeio!
Espero poder retribuir um dia destes! :D

Calíope disse...

Ana: Boa!

Lois: Também eu, foi só pena o tempo! Sim, quando quiseres!