quinta-feira, 10 de abril de 2014

Quando se fala a mesma língua

Ao jantar entre conversas casuais, deu-se este diálogo:

Calíope: Mas a imagem de D. Teresa mudou ao longo da História? (Mãe de Afonso Henriques)
Colega polaca: Sim, sim, ela foi muito mal tratada na Idade Média, mas as pessoas esquecem-se que foi ela quem reinou naqueles 16 anos, entre a morte do Conde D. Henrique em 1112 e S. Mamede.
Calíope: Pois, mas eu acho engraçado tanto Afonso Henriques e D. Teresa invocarem precisamente a mesma razão para governarem o condado. A terra era dos seus respectivos pais...

[Se eu tivesse de dizer o nome de um rei polaco - um qualquer - não sabia (hmm... acho que houve um Ian que ajudou o Imperador austríaco contra os Otomanos - mas se calhar é ilusão minha. Bom, e esta miúda sabe a data da morte do Conde D. Henrique?!!! Felizmente que eu estava a jogar em casa (séc. XII), caso contrário teria sido enxovalhada]

Bucareste, às 00:15

Sem comentários: